Começo falando de ALEGRIA. Uma Alegria diferente de todas as que já senti, ela não é entusiasta, não é eufórica, não é insegura, não é utópica. Essa alegria é firme, é consistente, chega até ser silenciosa mas emocionante.
Esse sentimento tem simbolicamente a forma de um portal.
Estava eu andando em um labirinto e depois de tanta procura por uma saída eis que encontro um pórtico, não consigo ver e nem mensurar o que enfrentarei do lado de lá, só sinto alegria de ter encontrado o inicio de uma fase.
Sou convidada nesse momento a diluir-me, eis me a condição exigida para adentrar no portal.
Banhar-me despida de trajes em águas purificadoras
" A imersão na água simboliza um retorno ao estado que procedeu a forma , uma total regeneração, um novo nascimento, porque imersão significa uma dissolução de formas, uma reintegração à condição informe que precede a existência, de igual maneira, emergir da água é uma repetição do ato da criação em que a forma foi expressa pela primeira vez" Eliade, Patterns in Comparative Religion"
Já faz um tempo que tenho vivido um momento de crisálida. Resolvi percorrer meu labirinto na solidão, pensar, refletir, não buscar bases alheias para gerar comparações e então tomar decisões. Procurei e continuarei eternamente a buscar pela minha base, minha voz, meu coração. O resultado é fantástico; estou eu diante deste indescritível momento. Momento de se jogar nesse liquido diluídor e emergir limpa para atravessar o portal.
Já me contaram que essas águas afogam o que não é realmente verdadeiro, confesso uma pontinha de receio por não saber o que vai emergir, ou se vai emergir.
O sombrio do desapego me acompanhou nessa primeira fase toda, e parece que me acompanhará na segunda também.
O que muda e me dá um toque de confiança é porque agora quem está e liderar o caminho é alguém mais sábio que o meu eu, continua sendo eu, mas um "EU" muito mais amplo.
Hoje é um dia em minha vida muito marcado pela presença da Felicidade!
Aos que me lêem, e quase não conseguem me entender por conta das minhas analogias malucas, peço desculpas. Confesso que nem eu muitas vezes me entendo e só analogando que eu me acho... hahaha, mas em palavras mais objetivas eu deixo uma mensagem...
Cor - é um termo do latim que significa CORAÇÃO. Quando dizemos vamos dar mais cor em nossa vida, quer dizer de fato: Vamos dar mais coração à nossa vida, dar mais espaço para seus sábios conselhos.
Coragem - também deriva de Cor "Coração", a fonte da coragem é o coração. Corajoso é aquele que age com o mestre interno.
Agir com o coração é um desafio para nossa racionalidade, mas acredite, é nele e com ele que está o verdadeiro sentido que buscamos nessa vida.
Deixe ele falar, ele tem várias formas pra isso... Sonhos, intuições, fantasias, projeções.
Se permita, mesmo achando loucura!
É verdade que para isso se faz necessário uma crisálida, suas falas são tão minuciosas que captar sua transmissão num mundo como o nosso, é quase impossível. Há, e ele tbm não disputa posição, não faz estardalhaço para ganhar atenção. Se preferir ouvir outra coisa ele silencia sem mágoas, mas não insiste.
Ouvi-lo exige disposição e sacrifício!
Desabrochar, florescer, sair do casulo, deixar vir, desapegar...
ResponderExcluirÉ preciso estar vigilante e de braços abertos para que a energia da vida possa fluir!
Beijos minha amiga!
O eterno criar-se e destruir-se, como já escreveu Nietzsche.
ExcluirNa bíblia já diz... tempo de para todas as coisas, tempo de morrer, tempo de nascer... Tudo tem seu tempo, basta ter olhos capazes de ver e ouvidos treinados para ouvir. Obrigada pelo carinho da publicação! bjs no coração minha amiga.
Confesso que fiquei bastante pensativa com esse texto, principalmente a parte que diz: Agir com o coração não sei se seria um exercício ou um aprendizado, mas tento todos os dias agir mais com o coração e não com a minha mente raivosa, onde o mínimo se torna o máximo e acabo ''atropelando as pessoas'', agir com o coração é como eu digita 100 caracteres em 1 minuto, algo impossível, nem sempre fui assim tão ''chata'' como acabei de ser definida , as vezes eu prefiro acredita que a vida como um todo fez essas mudanças, ingênua da minha parte achar que seria pra toda vida a mesma pessoa, o mesmo comportamento, o mesmo sorriso sempre. Mas como fazer o coração falar mais auto?
ResponderExcluirOlha Jaque, infelizmente tenho que te informar que o coração não fala alto, acho que se medirmos o seus decibéis veremos que o bichinho faz menos barulho que um cantar de um passarinho. Agora pense, é possível escutar um passarinho no tumulto da cidade? Muito raramente. É possível escutar um passarinho em meio a floresta? Sim. Ou seja, o coração fala, mas é preciso silencio externo para escuta-lo. Agir com o coração não é uma tarefa fácil, por isso corajoso é aquele que age com ele. O coração não é como nosso "miojo" ou como nossa geração fast food, onde 3 min está tudo pronto. Demanda tempo, paciência, tolerância, "exercício", como disse vc. Só se aprende aquilo que se pratica.
ExcluirSim Jaque, como diz a música "nada do que foi será do jeito que já foi um dia", nos vivemos num eterno construir e desconstruir. E o que se deve destruir, é individual e intransferível, assim como construir tbm. Cada em seu tempo e em sua verdade. Mas somos nós os responsáveis pelo processo e ninguém mais.
Obrigada pelo carinho da publicação e pela oportunidade de refletirmos coisas tão boas da vida. Um beijão.